Conexão de Banda Larga

Data: 15/09/2017

Para os provedores de Internet detentores de licenças SCM da ANATEL, um dos itens mais importantes no pacote de suas prestações de bons serviços e de que seus negócios terão a lucratividade esperada (ou projetada) é uma boa Conexão de Banda Larga ou o conhecido Acesso Dedicado.

Logo é de suma importância ter a orientação e o suporte de uma Consultoria Especializada para a escolha correta,legal e a mais adequada tecnicamente para tal conexão, contando com a experiência técnica e comercial do Consultor para a negociação com os detentores do acesso à Banda Larga (grandes operadoras de telecomunicações, prestadoras de serviços STFC, ou mesmo SMC ou SMP) isso se a escolha recair nas Operadoras Brasileiras (Embratel/Claro/NET, Telefonica/VIVO/GVT, Oi, Algar Telecom, Sercomtel, TIm, etc.,) que comercializam pacotes de conectividade nas mais diferentes formas e condições de interconexão com os operadores de SCM.

As Consultorias especializadas que podem ajudar os Provedores de SCM a obterem as melhores condições técnicas/econômico-financeiras atualmente estão avaliando também propostas de conectividade oferecidas por empresas internacionais, quer em fibra óptica, quer por conexões através de segmentos satelitais que oferecem hoje baixa latência e alta velocidade no tráfego de dados e de multimídia.

A vantagem dos links de acesso por satélite reside na disponibilidade de acesso em qualquer ponto do território nacional, mesmo naqueles em que as operadoras brasileiras não estejam presentes ou conectadas à Rede de Internet Nacional ou internacional.

A análise acurada das condições de aluguel de tal conectividade aos Provedores de Internet (licenciados SCM) poderá garantir a lucratividade almejada (ou projetada) pelos mesmos quando da elaboração de seus Planos de Negócios (Business Plan).

Por essa razão, o assessoramento de Consultorias Especializadas, como a da SCM Engenharia, é de fundamental importância para um futuro bem sucedido dos Provedores de SCM em seus negócios.

Como vantagem adicional, a escolha de links dedicados de maior qualidade pode garantir um SLA (“Acordo de Nível de Serviço”) que os Clientes das empesas de SCM podem vir a exigir e que até estão dispostos a pagar preços maiores pelos serviços, se for dada tal garantia.

Com o tempo, a sucessiva falha nos padrões de fornecimento pode ir afastando os Clientes que estão cada vez mais exigentes sempre na procura de melhor qualidade para a prestação dos serviços que lhe são oferecidos.

Melhores serviços prestados significam maior satisfação dos Clientes e garantia maior de fidelidade.

” Ao ter uma Consultoria para ajudar na definição de uma boa conectividade e poder negociar com os detentores desses links dedicados, os Provedores de SCM terão dado importante passo para o futuro técnico e econômico-financeiro de seus negócios. Boa conectividade é sinônimo hoje de fidelidade de Clientes. Como exemplo podemos afirmar que uma boa negociação na definição dos pontos de conexão podem economizar consideravelmente as despesas de aluguel dos links dedicados.”

Compartilhe:

Roberto Aroso Cardoso
Roberto Aroso Cardoso
• Engº do Conselho Consultor da SCM Engenharia Ltda. • Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Telecomunicações - ABTELECOM • Membro do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do RJ • Vice-Presidente do Sindicato das Indústrias de Eletrônica, Telecomunicações, Produção de Software, Hardware, TIC's, Componentes e Produtos Eletro-Eletrônicos do Estado do RJ