Avanço Tecnológico: Novas Habilidades Essenciais para o Profissional do Futuro

Data: 18/05/2018

Hoje vamos falar um pouco sobre gestão da carreira profissional, principalmente nesta nova era tecnológica que requer muitos avanços em curto espaço de tempo e, sequer, muitos profissionais identificaram este movimento.

No passado, houve a evolução da agricultura para o setor industrial, assim vivemos em constante atualização, e atualmente, presenciamos a era digital.

Em que pese tanta novidade de mudança de comportamento da sociedade em diversos aspectos, seja de consumo, na educação e até mesmo na forma base de aprendizado, dentre outros setores, já podemos observar um movimento do mercado para um futuro próximo, senão uma era pós-digital, a era da implementação da robótica.

Especialistas falam que nos próximos vinte anos muitas profissões serão substituídas pela automatização, o que já percebemos um movimento atual, sendo indispensável ao profissional do futuro a aplicação de habilidades que superem esse avanço tecnológico, pois em qual segmento atuar, nenhum irá escapar da inovação.

Fica a grande dúvida: será que as máquinas vão dominar o mercado e substituir funções altamente humanas? Como isso vai impactar em um novo modelo de negócio para o cenário econômico?

O que se discute atualmente em congressos e eventos, inclusive pelas maiores entidades e especialistas do setor, segue a opinião majoritária de que muitas profissões serão engolidas pelas máquinas e sucessivamente haverá um novo desenho econômico.

Entretanto, discordamos dessa visão e enxergamos que há fatores que não substituem as habilidades humanas para alguns serviços em específico, e neste sentido, entendemos que os novos profissionais ou aqueles que já estão atuando em seus segmentos devem se preparar para este novo mundo conectado.

Não faz muito tempo, temos recebido questionamentos sobre o impacto da Inteligência Artificial e o real cenário dessa novidade na esfera da prestação de serviços, principalmente, aqueles intelectuais.

Em que pese a pessoalidade ainda seja um fator decisivo na escolha do profissional, muitas empresas vem utilizando de tecnologias como big data, data mining, machine learning para ganhos de performance e produtividade.

Entender os desafios que estão por vir no setor de telecomunicações é o primeiro passo para identificar os traços do NEWPROFISSIONAL, e consequentemente, entender o comportamento do governo, da comunidade técnica e manter sempre um diálogo setorial, a fim de preparar esses players, é essencial para garantir as oportunidades trazidas pelo desenvolvimento natural do mercado.

Neste cenário, quer gostemos ou não, a tecnologia e a inteligência artificial vieram pra ficar. O que significa que estamos em um caminho sem volta.

E engana-se aquele que acredita que somente os trabalhos repetitivos serão completamente extintos do mercado. Com o avanço tecnológico muitos médicos, contadores, advogados, consultores, estarão com os dias contados se pautarem suas atividades em meras condutas burocráticas.

O trabalho do futuro será aquele pautado em criatividade, imaginação, liderança e principalmente capacidade de analise, ou seja, determinantemente o capitalismo intelectual.

Ou seja, o profissional do futuro será aquele que realiza atividades que os robôs não conseguirão desenvolver. Muitas profissões serão fortalecidas e reconhecidas por serem executadas tão somente por seres humanos, por isso a flexibilidade e adaptabilidade ganham tanta importância neste contexto atual.

Dentre tantas necessidades do ser humano, a pessoalidade e a motivação profissional pautada no sentimento da empatia, sem dúvidas serão as principais qualidades deste profissional.

Ainda, o pensamento de forma estruturada, a capacidade de resolver problemas, de fazer a pergunta certa e enxergar uma questão profissional sobre todas as perspectivas, aliado a comunicação clara, definem o conceito de pensamento crítico.

Sem dúvidas os setores de comunicação, consumo e prestação de serviços intelectuais serão aqueles que mais vão exigir a capacidade de adaptação e evolução do profissional, para que possam fugir da automatização e realizar um trabalho de alta complexidade.

Entender o mercado de atuação, entender a necessidade do seu cliente e tomar a decisão acertada no ambiente de alta complexidade, e, junto a isso, acrescentar um toque de pessoalidade e altruísmo, sem dúvidas será a receita do profissional de sucesso.

SCM ENGENHARIA
SCM ENGENHARIA